Método SMART Profissional
O acrônimo S.M.A.R.T. para a definição
de objetivos já é bastante conhecido. O problema é quando
se conhece somente a tradução de cada letra, mas não se
desenvolve um raciocínio mais amplo do que realmente significa o conceito.
Portanto, o que realmente procuramos na definição de um objetivo
(de negócios, profissional ou pessoal) quando dizemos que ele deve ser
S.M.A.R.T?
S - Specific (Específico)
M - Measurable (Mensurável)
A - Attainable (Atingível)
R - Realistic (Realista)
T - Timely (Em Tempo)
S - Specific (Específico)
Ao definir um objetivo, não se deve deixar espaço a interpretações duvidosas. Quanto mais detalhado for o objetivo, melhor será sua compreensão e maiores suas chances de ser atingido. Você pode fazer as seguintes perguntas para garantir que seu objetivo é específico:
- Quem está envolvido?
- O que eu quero atingir exatamente?
- Aonde deve ser atingido este objetivo?
- Qual é o período no qual este objetivo deve ser atingido?
- Quais são meus requerimentos e restrições?
- Quais propósitos ou benefícios existem em atingir este objetivo?
Por exemplo, ao invés de definir "Aumentar as vendas
em 10%", um objetivo melhor seria "Obtenção de 10% no
aumento de vendas nacionais nas áreas de negócios A, B e C pela
equipe X, durante o próximo ano fiscal, sem redução da
margem de lucros e mantendo o nível de satisfação do cliente.".
Depois de definir o objetivo, avalie se ele está completamente claro
para qualquer pessoa com um conhecimento básico do projeto ou da organização.
Responda as questões em vermelho
M - Measurable (Mensurável)
Vale repetir a famosa frase "Você não pode gerenciar o que não pode medir". Qualquer objetivo que não possa ser transformado claramente em um número permite a manipulação e interpretação para que os interessados o considerem atingido ou não. Talvez sua organização não tenha as ferramentas necessárias para medir um objetivo, e neste caso elas devem ser desenvolvidas antes da definição do objetivo.
Por exemplo, "Melhorar a satisfação dos clientes da loja A em 20% em 3 meses" parece ser um objetivo específico. No entanto, pode acontecer que a loja em questão não tenha um sistema adequado de medição da satisfação do cliente. Desta forma, o gerente da loja poderia usar qualquer variável que tivesse melhorado para considerá-la como determinante da satisfação do cliente, atingindo assim seu objetivo.
Portanto, é importante ter claramente definido o método
ou sistema de medição que será usado para monitorar o objetivo.
Este projeto é mensurável?
A - Attainable (Atingível)
Os objetivos sempre devem ser agressivos, mas nunca impossíveis de atingir. É importante lançar um desafio para que a equipe se supere e lute por algo que parece ser difícil, mas isto é muito diferente de definir números que nunca poderão ser obtidos, o que causará frustração e desânimo.
- Ao considerar um objetivo como "atingível", não se deve pensar somente em "possível" ou "impossível", e sim nos diversos aspectos que o afetam. Por exemplo:
- Nossa equipe e liderança
têm as habilidades necessárias para atingir esta meta? Se não,
há um plano de treinamento e desenvolvimento?
- Nossos produtos ou serviços possuem a qualidade necessária para
tornar a meta realidade?
- Existe um potencial real no mercado que permita a definição
deste objetivo?
Na prática, as perguntas para cada objetivo serão
diferentes, mas o importante aqui é entender que a meta deve considerar
os diversos aspectos do negócio, e não seguir somente o ideal
de um chefe que não está observando a realidade.
O A também é
algumas vezes chamados de "Agreed Upon" (feito em comum acordo). Isto
significa que todos os envolvidos na definição e execução
do objetivo o conhecem e estão de acordo com sua viabilidade e benefícios.
R - Realistic (Realista)
Muitas vezes o objetivo é possível, mas não
é realista. Ao considerar o realismo, você deve pensar em fatores
como:
- A equipe aceitará perseguir
o objetivo?
- Este objetivo está alinhado com a missão e visão da organização?
- Algum princípio ético é ferido com este objetivo?
Por exemplo, o objetivo "Reduzir em 30% o gasto com planos de saúde" pode ser atingido simplesmente mudando a categoria dos planos dos funcionários para um nível inferior. No entanto, este não seria um objetivo realista em uma organização que historicamente sempre se preocupou com o bem-estar dos funcionários e não passa por nenhuma dificuldade financeira que justifique estes cortes.
Um líder que define um objetivo pouco realista está fora de sincronia com a empresa e com sua equipe.
T - Timely (Em Tempo)
Esta característica se mistura um pouco com o S (específico).
Significa que além do inicio e fim do período de busca do objetivo
serem bem definidos, este período não deve ser tão curto
que torne o objetivo impossível nem tão longo que cause uma dispersão
da iniciativa com o tempo.
O T também pode
ser "Tangible" (Tangível). Isto quer dizer que um objetivo
que possa ser sentido, observado ou tocado terá maior chance de ser realizado.
Tudo o que melhora o dia a dia da equipe será visto com melhores olhos
e os incentivará
Coloque em uma linha do tempo como
este projeto deve ser desenvolvido, sugiro que seja de hoje até 10 anos,
especificando cada ano, qual o objetivo a ser atingido
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Master Practitioner em PNL
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