Um Planejamento com a sua marca - Eu já sei o que quero. E agora?
Palavras Chave: A estratégia da Genialidade,Coach, Coachee, Coaching, Níveis Neurológicos, Metas,Missão,Planejamento
Continuando a reflexão
sobre como fazer "Um planejamento com a sua marca" gostaria
de conversar com vocês sobre "Alinhamentos dos níveis neurológicos".
Calma....é mais simples que você possa imaginar. Apenas para "alinhar
" nossos pensamentos:
Já escrevemos os seguintes artigos:
1-Ser, Fazer e ter : Onde é evidenciado a congruência, que devemos alimentar em nossos sentimentos, ações e domínios. 2- Fazer para ter: Onde destacamos a importância da ação em nossas vidas, do vigor e entusiasmo que ela proporciona. 3- O que realmente eu quero: Entenda neste artigo porque nosso cérebro não compreende o termo "não". Veja esses e outros artigos em Menu Planejamento - Clique aqui
Eu já sei o que eu quero......e agora?
Recebi inúmeros retornos evidenciando a insatisfação das pessoas sobre "não sentir a importância do planejar". Devidamente autorizada em um dos retornos recebidos, a pessoa manifestou-se da seguinte forma:
Eu sei o que quero, mas tenho um comportamento estranho,quando me predisponho a planejar e visualizar meu futuro, tenho a nítida sensação que estou perdendo tempo, que nada dará certo, afinal sei que ninguém gosta de mim mesmo....Tenho meus batimentos cardíacos alterados, quando falo sobre o assunto.
Um dos itens que a metodologia Coaching trabalha, é fazer perguntas para seus Coachees (clientes). Os Coaches têm as perguntas e os Coachees a resposta. A pergunta para caracterizar as evidências de sucesso em um planejamento é:
- Como você quer se sentir, quando atingir a meta em
planejamento?
Observem que a resposta acima em destaque, denota muito além
de um comportamento, níveis de estrutura mental com bloqueios. Encontrar
soluções neste caso, é buscar acima do caráter comportamental
as soluções.
O modelo de Níveis Neurológicos, foi criado por Robert Dilts (mundialmente conhecido por seu trabalho com a PNL (Programação Neurolinguística)), a partir dos estudos sobre aprendizagem de Gregory Bateson, estudioso da teoria dos sistemas, campo científico que valoriza a abordagem holística do homem e da natureza.
O modelo em questão é extremamente útil na medida em que ajuda as pessoas a conhecerem-se, e encontrarem soluções voltadas ao processo de estagnação de ações, como é o caso de nossa Coachee, quando afirma que nada compensa em sua vida, pois ninguém gosta dela.
Os níveis neurológicos em que caminhamos, :
5º. Nível: Fatores Ambientais: Determinam
as oportunidades ou limites externos aos quais a pessoa deve reagir. Responder
as perguntas: Onde? Quando?
4º. Nível: Comportamento: É constituído de ações
ou reações específicas dentro do meio ambiente. Responder
a pergunta: O que?
3º. Nível: Capacidades: Orientam e norteiam as ações
comportamentais através de um mapa mental. Responder a pergunta: Como?
2º. Nível: Crenças e Valores: Fornecem reforço (motivação
e permissão), que dá suporte ou nega as capacidades. Responder
a pergunta: Por que?
1º. Nível: Identidade: Determinam objetivos gerais, missão,
e molda crenças e valores por meio da noção de si. Responde
à pergunta QUEM?
Sistema Maior: - Espiritual/Sistema: Está relacionado com a experiência de pertencer a um sistema que vai além de nós como indivíduos e inclui a nossa família, comunidade e sistemas globais (transmissão). Responde à pergunta QUEM MAIS?
Cada um desses processos engloba um nível diferente de organização e mobiliza sucessivamente comprometimento e mobilização mais profundos do circuito "neurológico"
Espiritual/Sistema: Holográfico - Sistema nervoso
como um todo.
A. Identidade - Sistema imunológico e endócrino - Funções
de Sustentação profunda da vida;
B. Crenças - Sistema Nervoso Autônomo (Batimentos cardíacos,
dilatação da pupila, etc.) - Reações inconscientes;
C. Capacidades - Sistemas corticais - Ações semiconscientes (movimento
ocular, postura, etc.);
D. Comportamentos - Sistema motor (piramidal e cerebelo) - ações
conscientes;
E. Meio ambiente - Sistema nervoso periférico - Sensações
reflexas.
Fonte de informações: A estratégia da Genialidade, vol I - Robert B. Dilts
Observem que no caso da nossa Coachee, sua manifestação está enquadrada em um "Por que". Sua estagnação está no nível de crenças e valores. Segundo Dilts a solução está sempre em um nível superior, no nosso caso Identidade. Após a identificação da solução, sempre através do(a) Coachee, é feito um alinhamento nos níveis inferiores. No exemplo que estamos evidenciando, sabemos agora que a solução está no nível de identidade. Um Coach preferencialmente irá trabalhar com missão, através de perguntas como:
- O que faz você parar de respirar ao pensar no
que é possível para sua vida?
- Como você quer estar daqui a 5, 10, 20 anos? Com quem quer estar? Como
quer estar?
- O que você faz com naturalidade e prazer?
Ao descobrir sua missão de vida, você estará alinhado com sua essência, com o motivo de viver e continuar vivendo. Por que você não experimenta?
No site você encontrará três artigos sobre o assunto, um deles: Qual é a sua missão. Veja artigo completo - Clique aqui
No exemplo em destaque após a nossa Coachee descobrir sua missão de vida, que a rigor não é definitivo, poderá a qualquer momento ser atualizado, os níveis inferiores serão auto-configurados. Ao saber de nossa missão as crenças, as capacidades, os comportamentos caberão dentro do ambiente em que vivemos.
"Uma missão é um propósito
que o atrai para o seu futuro. Ela unifica suas crenças, valores, ações
e a sua noção de quem você é. É uma trama
tecida com os vários fios dos seus interesses, desejos e metas"
A Nova Tecnologia do Sucesso"
Steve Andreas e Charles Faulkner
Vamos fazer um planejamento com a sua marca?
Master Practitioner em PNL
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