No artigo anterior
SER-FAZER-TER, da série Um Planejamento com a sua marca, enfatizamos
a importância da congruência de nossas ações, alinhadas
com nossos valores., objetivos e visão o futuro.
Veja em anexo
Ter o que todos têm certamente não é garantia
de sucesso e realizações igualitárias. Veja se estas frases
são familiares a você:
Quando eu tiver o carro X, a casa Y, serei realmente
feliz.
Quando eu terminar a faculdade, estarei realizado.
Quando eu for gerente da empresa, estarei tranquilo.
Se essas frases são familiares a você, reflita
sobre a incongruência entre o SER e TER. Ser feliz, estar realizado,
estar tranquilo são estados de espírito, e independem do TER
um objeto. Aliás uma pessoa feliz, realizada e tranquila, certamente
tem mais inspiração para ir ao encontro das conquistas.
Por outro lado, em nossos atendimentos de Coaching, observamos
com frequência, Coachees (clientes), confusos com a definição
do que realmente querem, e consequentemente o que realmente são na sua
essência. Nas experiências realizadas com PNL, observamos que grande
parte das pessoas, no quesito modalidades representativas são visuais.
Há necessidade de ver para entender o ser. Muito jogo de palavras? Vamos
aos fatos.
Devidamente autorizada, vou relatar um caso tratado em minhas
reuniões de Coaching, com minha Coachee Adelaide (nome fictício
para preservar sua identidade).
Quando Adelaide contratou meus serviços, o seu principal
desalinhamento era: "Eu não consigo fazer mais nada",
nada me entusiasma. Eu gostava tanto de fazer trabalhos manuais para uma Casa
de Repouso que colaborava, nem isso mais consigo.
Esse quadro apresentado pela Adelaide, denotava falta de
clareza, em seus esquemas mentais. O que teria levado a Adelaide supostamente
desistir? Como Coach eu precisava sentir seu caminhar para entender onde ela
queria e precisava chegar. Perguntei-lhe:
- O que você gostaria de fazer exatamente agora, se estivesse
motivada, a fazer alguma coisa?
- Uma colcha de Patchwork(retalhos) para um casal de velhinhos da casa de repouso
que ajudo (respondeu ela)
- Uma colcha de retalhos de tecido?
- Não uma colcha com quadradinhos de tricô (respondeu ela)
Aproveitei a confusão e disse-lhe sobre a importância
da clareza em nossos objetivos. Pode parecer muito simples essa explicação,
mas para termos um objetivo precisamos clareza.
Os olhos da Adelaide ganharam brilho. Naquela nossa primeira
reunião, conversamos sobre como nosso cérebro precisa entender
o que queremos: Clareza, Possibilidade e Capacidade de realização,
Evidências de sucesso. Definida a Clareza da atividade, perguntei
para Adelaide, sobre a possibilidade dela começar muito devagar a colcha
sonhada. Disse-lhe que precisaríamos provar ao seu cérebro,
que ela conseguia executar, o que se permitisse a fazer. Ela estava claramente
até aquele momento em uma espiral negativa. Precisávamos quebrar
aquele estado, mudando o foco, para fazer um pouco por vez. Aqui começou
o fazer para entender o ser. Muitas e quase todas as Vezes a Direção
é mais impórtante que a velocidade.
A novidade apresentada para Adelaide, a fez decidir por executar
a cada semana, como meta, 10% do objetivo final. Estava naquele momento definida
uma meta: 10 semanas para fazer uma colcha para ser doada para uma Casa de
Repouso.
Data Inicial, Data Final, Objetivos bem definidos. Mãos
a obra.
Evidencias de sucesso: A cada reunião a Adelaide
traria o resultado de seu trabalho (os quadradinhos de tricô) e um diário
de bordo, com análise dos pontos positivos e negativos no desenvolvimento
de atividade (Feedback).
Assim o fizemos. A cada reunião a Adelaide contava-me
sobre a atividade. Não pensem que foi simples. As primeiras três
semanas, tratamos os sintomas de motivação. Em Programação
NeuroLinguística, estudamos e analisamos como as pessoas agem em relação
a motivação. Por aproximação(ir ao encontro dos
objetivos) ou por afastamento (afastar-se do que nos faz sofrer), que era o
caso da nossa Coachee. Medos, Fuga da dor, Falta de Flexibilidade, entre outros
sintomas, foram alinhados.
Com a motivação direcionada para a aproximação,
nossa meta de 10 semanas passou para 6. Colcha pronta. Fui junto com a Adelaide
entregar o presente para um lindo casal de velhinhos. Bem faz algum tempo que
não vejo a Adelaide. Ela está sem tempo de visitar-me o Fazer,
mostrou a ela seu Ser. É uma ausência que qualquer Coach gosta
de sentir.
Uso este método para outros vários planejamentos,
sempre que a ação esteja inibindo o livre caminhar. Simples e
eficiente. Assim são as reuniões de Coaching.
Espero você para conversarmos a respeito.
Um
planejamento com a sua marca. Que tal?