Por que as pessoas tem necessidade de destruir?
Palavras chave: Autossabotagem, Coach, Coachee, Coaching,
Conflito, Destruição, Incêndios Criminosos, Setembro Amarelo
Hoje pela manhã (11/09/2024), ouvi uma notícia, que pelo seu conteúdo tem me preocupado muito como cidadã e Coach.
- Um senhor em algum lugar de São Paulo, foi preso ao estar provocando incêndio em uma pequena mata. Ao ser abordado, na delegacia onde foi levado, alegou estar muito perturbado, porque um filho seu havia morrido a pouco e ele próprio havia sido diagnosticado com câncer... Vejam que, por mais triste que sejam os motivos, você, eu e toda população não têm culpa, do que passa esta criatura, pela destruição causada.
Este estranho comportamento, é uma das reações observadas, nos seres humanos, que precisam manifestar sua frustração, destruindo. É uma característica muito ampliada de Vitimismo, Autossabotagem, Busca por atenção, Sentimento de poder, onde em essência todos são culpados pelos seus males..."Se eu não estou bem, ninguém pode estar".
Este aspécto é muito trabalhado em sessões de Coaching Pessoal, o Ser humano não consegue evoluir e contribuir no meio em que vive, preocupa-se exageradamente com o outro, com seu progresso e sucesso...Cada um tem sua vida e um propósito a cumprir, esta verdade precisa ser seguida, por quem deseja buscar a liberdade...
Sem considerar aspectos de vantagens econômicas, como tem se visto nos vários incêndios criminosos, observados nos últimos dias, a destruição, por questões de frustração pessoal, pode chegar a vários e incontroláveis níveis...é o que se chama de Espiral Descendente, que é um padrão de comportamento, mesmo que de forma inconsciente, leva o ser humano à ações negativas, onde as atitudes se agravam progressivamente, criando um ciclo negativo e descendente, como o próprio nome diz, que requer muito cuidado para ser interrompido.
"No mês de setembro, dedicado à prevenção do suicídio, é importante olharmos para um tipo de comportamento silencioso, mas igualmente devastador: a autossabotagem. Essa prática pode ser considerada uma forma de "auto suicídio sem morte," onde nos destruímos lentamente, minando nosso próprio potencial, sonhos e saúde mental. Este artigo é um convite para reconhecer e interromper esse ciclo de destruição interna.
*O Que é Autossabotagem?*
Autossabotagem é quando, consciente ou inconscientemente, nos colocamos em situações que prejudicam nossas conquistas e felicidade. Seja procrastinando, mantendo relacionamentos tóxicos ou aceitando menos do que merecemos, esses comportamentos agem como pequenos cortes na nossa autoestima e realização pessoal.
*Os Sintomas da Autossabotagem*
Muitas vezes, esses atos passam despercebidos até que se tornem padrões
de comportamento. Você pode estar se autossabotando se:
" - Evita oportunidades que poderiam levar
ao seu crescimento.
" - Duvida constantemente de suas capacidades.
" - Tem medo de falhar, mas também de ter sucesso.
" - Se mantém em uma zona de conforto mesmo quando ela é
prejudicial." Texto do Mentor Demitrius Souza
Respeitadas as proporções vejo vários exemplos relatados por Coachees (clientes) em seus dia a dia. Muito recentemente (e devidamente autorizada a relatar) uma cliente contou-me que naquele "fatídico dia", estava muito apreensiva para uma reunião com o Presidente da Empresa.. Vestiu sua melhor roupa, arrumou devidamente os cabelos e foi tomar um café para sair de casa.
A Espiral começando: ao levantar a xicara de café, seu cachorro subiu no seu colo e fez com que o líquido caísse na blusa especialmente preparada para a reunião... Após quase expulsar o cachorro de casa, trocou a blusa e já atrasada, saiu para a reunião....A Bola de neve da espiral começa: e elevador passou lotado duas vezes, o carro não dava partida, quase atropelou um motoqueiro, entre outras situações....A reunião com o Presidente da empresa foi um desastre. A falta de energia e foco, orienta as ações para o negativo, descendente.
Quem foi o culpado pelo fracasso da reunião: O cachorro? O síndico do prédio que não manda arrumar o outro elevador? O Motoqueiro? Ninguém são episódios naturalmente possíveis de acontecer em uma rotina de sair de casa.... O que é necessário nestas situações, é quebrar o estado: a Blusa sujou? Conte para seu cérebro que era, para não ir com ela na reunião....respire fundo e da próxima vez acorde mais cedo e brinque com seu cachorro, desça pela escada, tome cuidado com os motoqueiros, e certamente sua saúde mental estará muito saudável para convencer o Presidente da Empresa sobre seu novo projeto... O importante neste relato é o foco na reunião com o Presidente, que certamente não houve....
É possível reverter a situação
das pessoas que estão em Espiral Descendente, auto destruidoras e/ou
envolvidas em autossabotagem?
- Fundamental: Reconhecer tais padrões de comportamento, indagando a
si próprio (a): Em que tais atitude tem me ajudado?
- Morte às culpas: As culpas são as grandes vilãs da liberdade
de ação, prefira utilizar as experiências como aprendizado.
Desde que o mundo é mundo o erro foi sempre o propulsor de grandes inventos;
- Fique sempre ao lado da solução: Ficar ao lado dos problemas,
gera mais problemas...
- Cuidado com a impulsividade: Ela faz com que você aja sem pensar, seguindo
instintos...Muitas vezes esperar dois ou três minutos, é uma medida
fantástica para não cair em situações de complexidade
difícil de reverter....
- Estabeleça Metas: e cumpra-as
O caso senhor citado no inicio deste artigo, precisa de um atendimento médico
especializado, todavia não permita que a Espiral descendente, lhe obrigue
ao mesmo.
Master Practitioner em PNL
Click aqui para falar comigo ==> atendimento@coachviaconte.com.br