Como as informações
são armazenas em nossa mente? Como esse armazenamento pode ser utilizado
a nosso favor? O que esse armazenamento pode nos ajudar no "Planejamento
com a nossa Marca?". Apenas para lembrá-lo há outros 6 passos
no menu Planejamento do meu site. Você gostaria de conhecê-los?
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Conhecemos em detalhes o nosso carro, nosso computador, nosso
celular, mas desconhecemos como as informações estão armazenas
em nosso subconsciente e como elas aparecem, feito janelas abertas em nossa
mente, tirando-nos do presente, e colocando-nos em estado de abstração.
Imagine-se rezando um Pai Nosso desta forma:
Rezando: Pai nosso que estais no céu...
Divagando: Pai, nossa meu pai, esqueci-me de ligar para ele... Nossa! Agora
sim eu vou ter que ouvir... Ok, continuando...
Rezando: Santificado seja o Vosso Nome...
Divagando: Nome? Qual é mesmo o nome do remédio que ele pediu
para comprar? Dixotinalésio? Não... Tinaxodilasênio... cada
nome, meu Deus... Deus... Nossa! Eu estava rezando...
Rezando: Venha a nós o Vosso Reino...
Divagando: Lembrei... Voxodilasênio... Ufa! Que alívio... Vou anotar.
Rezando: Seja feita a Vossa vontade.
Divagando: Bem, vou acabar essa oração depois, antes que eu esqueça
o nome do remédio... Nome do remédio? Ai! Já esqueci...
Bem, agora preciso ligar para minha secretária e resolver a questão
do pedido pendente.
Por que perdemos o estado de concentração
com tanta facilidade?
Há várias situações que nos fazem perder o estado
de concentração, gostaria de chamar atenção ao bastante
usual, relatado por inúmeros clientes meus (Coachees). São os
chamados "gatilhos de palavras-chave". Como no exemplo da oração,
ajudado pelo estado de abstração, uma palavra o tira da sequencia
pretendida (oração, por exemplo). Tais situações
são mais comuns do que possamos imaginar.
Você como eu já deve ter deparado com a situação
de levar um assunto a ser discuto com outra pessoa, e utilizando a expressão
popular quando um assunto puxa o outro, e ter conversado sobre várias
situações, menos a mais importante. Já aconteceu com
você?
Tais gatilhos são formados através de eventos
criados pelos nossos sentidos (Modalidades Representacionais)- Visão,
Audição, Tato, Gosto e Olfato. No exemplo da oração,
com o foco difuso, as palavras: Pai, Nome, remeteram o(a) pretendente a conversar
com Deus, a outras situações, diferentes evidentemente do objetivo
rezar. Confiar na sua mente nesses momentos, acaba sendo improdutivo e desmotivador.
Se o nosso pretendente a falar com Deus, tivesse por escrito em sua agenda,
o compromisso de comprar um remédio para seu pai, e evidentemente o nome
do remédio, sua prece não teria sido interrompida de forma tão
inoportuna. Para pessoas com Modalidade Representacional voltada a Visão,
ter seus compromissos por escrito, alinha as atividades a serem desenvolvidas.
Veja artigo completo
sobre Modalidades Representacionais- Clique aqui
Outra característica que é tema deste material,
além de estar por escrito, a informação precisa ter "Começo,
Meio e Fim". Caso contrário seu subconsciente irá cobrá-lo,
pode acreditar, até haver uma decisão lógica, do evento
a ser realizado.
Veja se isso acontece com você:
Você convidou alguns colegas para um almoço de confraternização.
O Objetivo é homenagear um querido amigo(a) que vai aposentar-se. Quando
você falou sobre o assunto, muitas pessoas adoraram a ideia e pediram
para você avisá-los da data e local.
Você pensou: No final de semana penso no assunto.
Pura ilusão. Enquanto você não fizer o
planejamento dessa atividade, com "Começo, Meio o Fim",
a atividade ficará presente em seus pensamentos, cobrando uma solução
ou a desistência da ideia.
Algumas dessas ideias incompletas fazem parte do nosso dia
a dia, como o caso de Planejamento de Atividades. Você já
percebeu como são improdutivas, sem estímulo e motivação?
Estamos tratando nesta série de artigos, de um "Planejamento
com a sua Marca", muitos de nossos leitores argumentam que não
conseguem começar, persistir, visualizar. Está faltando nesse
planejamento a sensação de "Começo, Meio e Fim".
O entendimento sobre como nosso cérebro processa informações,
como conseguimos melhorar nossas percepções quando a abstração
aparece, e como podemos e devemos nos concentrar e nos comprometer com sua execução,
fazem toda a diferença.
Começo:
Tem sido difícil começar uma atividade? Como no exemplo da oração:
você está sendo congruente com seus valores? O que estaria faltando
considerando as modalidades, anteriormente colocadas, para seu cérebro
aceitar o que você pretende fazer.
- O projeto é visível? Você consegue ouvir sua voz
interna aprovando o mesmo? Consegue senti-lo?
Meio:
Você começou e tem dificuldade em continuar? As abstrações
estão sendo constantes? Falta concentração?
Bem, considerando que você está congruente com seus valores e sabe
aonde quer chegar, faz-se necessário analisar os impedimentos do seu
livre caminhar.
Várias questões podem ser analisadas neste momento, todas envolvidas
com seu autoconhecimento, a saber:
- Os medos do sucesso, do fracasso e da incompetência;
- Questões envolvidas com status do grupo ou da família, ocasionando
perdas diversas;
- As crenças limitantes, crítico interno etc.;
- Zona de Conforto - mudar é sempre complicado, você concorda?
Como o próprio nome indica, estar confortável em uma situação
é muito bom, Para que arranjar "sarna para se coçar"?
Já ouviu esse ditado várias vezes na vida, concorda?
Fim:
Mudar é estimulante e motivador, como uma oração feita
com fé e determinação, quando sua meta é atrativa,
significativa, congruente, assertiva, mensurável, atingível, tem
data estipulada e lógica para ser realizada.
Você concorda com todo o texto anterior, mas está mais para
a pessoa que misturou a oração com o remédio do seu pai?
Um Coach pode ajudá-lo muito a compreender,
como sua mente está ou não prepara, para o que quer fazer.
Você merece fazer um planejamento
com a sua marca.
Master Practitioner em PNL
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aqui para falar comigo ==> atendimento@coachviaconte.com.br
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