Pergunte-me como o Coaching, pode fazer você, atingir seus objetivos:

Coaching para viver bem até o penúltimo dia de sua vida

Palavras chave: Câncer, Coach, Coaching, Coachee, Comemoração, Desafio, Espiral Descendente, Estado atual, Estado desejado, Foco nos resultados, Metas, Objetivos, Problema X Solução, PNL (Programação Neuro Linguística), Sonhos

No caso de pacientes com câncer ou outras patologias graves é sempre evidente
a falta de visão (por motivos óbvios) de onde o mesmo está e aonde quer chegar.

Fazendo as iniciais explicações sobre minha atividade de Coach (Profissional de Coaching).

Coaching é um processo que conduz seus clientes, chamados de Coachees, a atingir metas e objetivos através de técnicas, ferramentas e metodologias focadas nos recursos latentes do indivíduo, quer seja na vida pessoal, no grupo, ou na vida empresarial.

Estado Atual: O Coach especifica com o indivíduo a real situação a ser trabalhada. Esta avaliação inicial muitas vezes é desconhecida dos Coachees que, por estarem muito envolvidos com seus problemas, não conseguem visualizar soluções. Estado Desejado: Aonde o Coachee quer chegar.

No caso de pacientes com câncer ou outras patologias graves é sempre evidente a falta de visão (por motivos óbvios) de onde o mesmo está e aonde quer chegar. Evitarei a partir desse ponto o termo paciente, visto que vejo essa criatura, como alguém passível de realizar sonhos, ainda que o tempo seja menor que o de outras pessoas.

Foi o que aconteceu com o Sr. Manoel, querido Cliente que acompanhei em fase aguda de sua patologia. O Sr. Manoel autorizou o relato a seguir.

- Bom dia Sr Manoel, disse-lhe tentando passar entusiasmo ao mesmo.
- Quem é a senhora, disse-me ele com olhar severo e curioso ao mesmo tempo.
- Eu vim fazer-lhe um desafio.
- Desafio? Disse-me ele, agora com olhar desconfiado.
- Sim o desafio é encontrar caminhos, para que o Senhor viva bem até o penúltimo dia de sua vida?
- Como assim, retrucou ele, como posso viver bem, se estou condenado à morte, e que história é essa de penúltimo dia? Por que não o último?
- Pode ser o último Sr. Manoel, Agora já satisfeita porque meu cliente já estava reclamando um dia a mais de vida, e continuei Sabe Seu Manoel o último dia de vida, não é meu departamento, brincando com ele e agora o fazendo rir muito. O último dia é trabalho para médicos, enfermeiras, logicamente Deus (com todo o respeito). Mas até o penúltimo dia podemos e faremos, com sua permissão, muitos planos.

Após a permissão do Sr. Manoel e família, estabelecemos um plano, utilizando a tecnologia de Coaching, para uma vida de qualidade e realizações, até esgotarem-se todas as possibilidades. Vou torcer muito para você, que ora ele esse artigo, e tenha uma eventual patologia grave, consiga os mesmos resultados do Sr. Manoel.

1ª. Etapa - Eliminar a frase: Condenação à morte.

Além de Coach sou máster em PNL (Programação Neuro Linguística). Algumas construções de frases utilizadas direcionam as pessoas ao que chamamos de Espiral Descendente, onde a autoestima, o descrédito, a desesperança, apenas contribuem para que qualquer problema seja intensificado, inspira a procura de culpas e culpados, vitimização, impotência. Quem esta vivendo esse padrão está do lado do problema, da revolta, da vingança e não da solução.

Mudamos a frase para: Utilizar a vida em sua plenitude. Todas as técnicas foram direcionadas a quebrar o padrão da Espiral Descendente, buscando qualidade de vida ainda existente. O conceito de qualidade pressupõe continuidade efetiva, buscar soluções inovadoras rumo a: "tudo é possível quando estamos indo ao encontro de uma solução".

Essa fase é complexa. Utilizamos técnicas de linguagem hipnótica (conversa com o subconsciente), técnicas de desbloqueio emocional, para alinhar objetivos de "apesar de tudo, vale a pena tentar".

2ª. Etapa - Visualização de sonhos

Estávamos em nossa 3ª. Reunião, quando falamos de sonhos.
- Sr. Manoel, qual é o sonho que o senhor tem a realizar nesse momento. Não vale esperar seu bisneto que ainda não nasceu formar-se na faculdade (muitos risos), quero algo que possamos realizar rápido, para sentir o gostinho bom de ter sonhos.

Após pensar um pouco, o Sr, Manoel, falou com a voz bastante emocionada:

- Gostaria de conversar com um antigo vizinho, que nem sei aonde mora hoje, e explicar o caso do muro que fiz no meu quintal e foi motivo de nunca mais conversarmos. Sinto muita falta do Julio e de sua família. Viemos juntos para o Brasil e devido a uma pequena besteira, brigamos e faz 20 anos que não nos vemos.

Mãos a obra. Toda a família, que outrora esperava pelo fim do Sr. Manoel, se empenhou em achar o Sr. Julio e família. Já não havia pessoas chorando nos corredores. Todas discutiam recursos de pesquisa na internet, sites que localizam pessoas, entre outros. O Clima de viver em estado de sonhos havia se instalado com sucesso. Simultaneamente fiquei elaborando com o Sr, Manoel a conversa com o amigo querido. Até um teatrinho foi montado. O José Roberto, seu neto, que sonha em ser ator de novelas, encenou a chegado do Sr. Julio no quarto. De vez em quando, segundo o José Roberto, aparecia uma enfermeira para "quebrar o clima".

Confesso que precisei encontrar uma solução para essa enfermeira, em uma das encenações a tal profissional, cheia de carinho e boas intenções, representou a esposa do Sr. Julio. Foi muito engraçado, pois a mesma não parava de rir ao que o Sr. Manoel reclamava, porque o personagem em questão era muito séria.

3ª. Etapa - Foco nos resultados

Agora o Sr. Manoel estava com foco em encontrar o Sr. Julio. É atividade de um Coach, manter e acompanhar o Foco em um resultado. Para trabalhar-se com foco é fundamental que o cliente, saiba exatamente o que quer. O Sr. Manoel estava com o discurso muito voltado ao que ele não queria, em função de resultados apresentados, criando percepções desagradáveis e muito negativas.

Quais são os sintomas de uma percepção equivocada em nosso subconsciente?

Formação de crenças limitantes, diálogos internos desestimulantes, que geram Bloqueios de ação.

Os bloqueios se apresentam inicialmente como emoções bastante conhecidas, traduzidas por frases do tipo:

- Eu não consigo, não sou digno.
- Por que tudo dá errado para mim?
- Eu não mereço ser feliz.

Neste caso a solução é buscar as causas de tais percepções. Um Coach tem muitas ferramentas para ajudá-lo neste sentido.

Ter foco correto e coerente com seus valores é estimulante e construtivo. Tira o cliente do problema, minimiza o sofrimento e acreditem no caso do Sr. Manoel os medicamentos começaram a fazer efeito acelerado.

4ª. Etapa. - Metas

Para um sonho, um objetivo (sonho+foco) ser autêntico para o nosso cérebro, precisa de data para ser realizado. Para exercitar essa característica fixamos com a família e com a concordância do Sr. Manoel a data limite para encontrar o Sr. Julio. 15 dias. Era esse o prazo.

Ao estimular a definição de uma data, passamos para o Sr. Manoel a excelência de dominar o tempo. Era o que ele precisava para ter certeza que sua doença também podia ser controlada por sua vontade de viver.

5ª. Etapa - A comemoração

Contando com a conspiração do universo ao nosso favor, exatamente no dia que estabelecemos o prazo limite de procura pelo amigo de chegada ao Brasil, o vimos entrar pela porta do hospital onde Sr. Manoel estava internado. Que vitória foi esse projeto. Contrariando os princípios de Coaching e muito feliz em fazê-lo, chorei de alegria.

O desenrolar dessa história foram muitos dias de conversa entre o Sr. Manoel e Julio. Algumas briguinhas, para melhorar e dar vida ao processo, também surgiram.

Conclusão:

O Sr. Manoel e Julio voltaram a ser grandes amigos. O nosso querido cliente, para espanto dos médicos que o acompanham, ainda faz sessões de Quimioterapia, com poucas reações adversas. Nos dias de tratamento ele agora tem a companhia do Sr. Julio, que encontrou também em sua vida uma razão de viver, e segundo os dois, de brigarem um pouquinho.

Ontem, liguei para o Sr, Manoel para pedir autorização de escrever essa história, e ele assegurou-me que o Penúltimo dia, agora tem 10 anos de prazo, pois que brigar com o Sr. Julio tem sido o melhor motivo de viver para ele.

E você tem motivos para viver e brigar?

Gostaria de destacar para você que ora me lê, que apenas em dois casos que atendi, precisei dizer carinhosamente no ouvido de meus Coachees: Boa Viagem. Mas com toda a certeza até o Penúltimo dia de suas vidas, houve sonhos, objetivos, focos, metas e comemorações.

Este trabalho é realizado com patrocínio de clientes meus simpáticos à atividade, que me ajudam a desenvolvê-la. Caso você queira patrocinar uma atividade dessas entre em contato comigo..

Pergunte-me também sobre como ajudar EACAC - Equipe de apoio à criança e ao adolescente com câncer.

 

 

   

 

 

 

 

Master Practitioner em PNL

Click aqui para falar comigo ==> atendimento@coachviaconte.com.br

Elza Conte - Uma Coach que acredita em constante reconstrução.