Pergunte-me como o Coaching, pode fazer você, atingir seus objetivos:

Da Mesmice ao Desempenho Máximo

Palavras chave: Coach, Coaching, Coachee, Desempenho Máximo,Foco nos Resultados,Experiência do Fluir,Medo do Sucesso, Mesmice, Repetição de atividades, Sísifo, Trabalhador.

Nós nos perguntamos: quem sou eu para ser brilhante, atraente, talentoso, fabuloso? Na verdade, quem é você para não ser? - Nelson Mandela

Sísifo é o filho do vento (o deus Éolo). Trata-se na narrativa mítica da Grécia Antiga de um camponês que fundou a cidade de Corinto, conhecida por ser povoada de homens que brotaram de cogumelos. Sísifo tentou enganar a morte, porisso foi condenado por toda a eternidade à uma tarefa contínua e eterna: empurrar um pesado rochedo para o alto de um morro.

O detalhe torturante é que essa pedra tinha um peso calculado de tal forma que, a poucos metros do cume, faltavam forças a Sísifo e a pedra rolava encosta abaixo, começando tudo outra vez. Essa deliciosa narrativa pode ser encontrada em vários relatos na Internet, este está baseado no texto de João Francisco P. Cabral, do site Brasil Escola. www.brasilescola.com/filosofia/o-mito-sisifo-sua-conotacao-contemporanea.htm

Albert Camus, em seu livro "O Mito de Sísifo", faz uma analogia com o trabalhador, que repete todos os dias as mesmas atividades, segundo o autor com alienação. Como Sísifo enquanto o esforço das atividades está em execução, como para Sísifo empurrar a pedra, existe um significado de "fazer sua parte". Todavia quando da mesma forma que acontecia para Sísifo, a pedra escapava de suas mãos, o trabalhador precisa repetir as tarefas diariamente, faz com que este tipo de rotina, torne-se uma condenação eterna a mesmice.

Rotinas diárias. Elas podem ser muito diferentes de uma condenação eterna a mesmice se você assim o permitir. A rotina é condição de equilíbrio, por mais incrível que possa parecer. Você já percebeu como pequenas mudanças na rota de nosso dia a dia interferem no comportamento e no alinhamento de nosso organismo? Veja a mudança no horário de verão como causa desconforto. Partindo desta premissa, a rotina pode ser sua aliada para fazer de seu dia a dia com: familiares, colegas, líderes ou liderados, uma fonte de criatividade e prazer. Tudo é uma questão de foco. Se houver mal-estar e incongruência, o culpado não é seu quarto, nem sua mesa de trabalho, que acabaram de ser arrumados e já apresentam desorganização. É a pedra do Sísifo que na subida causou cansaço ou que escapou de suas mãos na descida e precisou ser repetida, mais uma vez?

O que você tem feito para valorizar desde a importância de tomar um delicioso banho até refazer um relatório, que seu chefe não gostou?

O que é Desempenho Máximo para você? O que é ir um pouco além?

Hoje na fila do supermercado, duas pessoas conversavam animadamente sobre " o perigo do sucesso " , frases como:

- Não há nada mais depois do Topo para as pessoas.
- Depois do Topo vem o Tombo.

...e você também pensa que o Desempenho Máximo é um perigo?

Pode ser sem dúvida um perigo, se suas crenças em relação ao sucesso, forem limitadas a esperar que desempenho seja uma questão de sorte, de ocasião ou de oportunidade. Pode ser um grande sofrimento depois do topo o tombo.

Por que esses dois vizinhos e conhecidos de mercado tem medo do sucesso?

- É muito difícil estar no Topo e merecer os aplausos, que certamente advém desta conquista?
- O que essa mudança de paradigma representaria para sua vida? Sua autoestima está preparada para sustenta-la?
- Requer muita responsabilidade essa mudança? E os outros como iriam agir com você? Ser o foco das atenções é perturbador? Muita atenção sobre você?
- E a tal liberdade? E o grupo de amigos, não irião perdoa-lo. Você concorda?

Estar no topo seria uma questão de escolha? De perguntar a si mesmo o que impede?
Caso você decida por não saber, também é uma escolha sua. Nada a rigor está certo ou errado. Tudo é útil ou não útil.

Caso você decida por saber, cuidado com seu subconsciente. Se você continuar contando para ele que: Depois do Topo vem o Tombo, ele pode acreditar. Certamente fará de tudo para que assim aconteça.

O que vem depois do Topo para quem está focado no Desempenho Máximo ?

Segundo Andreas e Charles Faulkner no livro A Nova Tecnologia do Sucesso, pessoas focadas no sucesso, estão na " Experiência do Fluir ", quando tudo se torna fácil e o tempo se alonga.

"No fluir, toda a atenção é dada à tarefa. O "eu" desaparece no fazer. O taco de golfe e o jogador são um só. O músico se sente tocado pela música tanto quanto ele a toca. Descobrimos que o estado de fluir é livre de preocupações, uma liberdade virtual para fazer tudo.

Quando as pessoas estão em estado de fluir elas viram o "quadro geral" e a partir dele desenvolveram uma perspectiva libertadora.
Suas mentes estão livres: elas podem levar sua criatividade e talento para onde for necessário. E com esta atitude, elas têm muito sucesso. Estão também no seu desempenho máximo, onde todos os grandes realizadores atuam. "

Mas....

Estar no estado de fluir, requer uma mente livre, como os autores afirmam. Requer foco nos resultados e não em consequencias,em compensações. Requer almejar o que você realmente é capaz de conseguir.

Ser capaz de chegar no topo de uma montanha, onde você consegue ver o mundo de uma perspectiva de domínio da situação, obriga-nos a ter disciplina e perspectivas muito claras e bem definidas, responda as perguntas abaixo:

- Eu sou a pessoa certa para o lugar a chegar?
- Como e Quando chegar?
- Quem estará junto comigo nessa chegada?
- Que recursos necessito para atingir o local desejado?
- O quanto estou comprometido(a) com esta chegada?
- Estou disposto a ser sempre alerta, observar, diagnosticar e melhorar sempre que necessário?

Outra questão muito importante em estar com foco nos resultados é saber que os resultados podem ser diferentes dos previstos. Há sempre em nossa trajetória de chegar ao topo, os obstáculos. Naturais e salutares para pode reavaliar sempre.

Reiniciar, reinventar, reagir, reaprender, deve fazer parte da nossa trajetória de vida. Depois do Topo, depois do sucesso ou do fracasso, depois de perder um emprego, depois de acabar um relacionamento amoroso, depois de perder ou ganhar uma partida de futebol, existe vida normal. O sucesso ou o fracasso são apenas variáveis que podem e devem estar sob controle mental. Quem é adepto ao Desempenho Máximo sabe disso.

Sísifo certamente não sabia disso. Sua condenação como para muitos trabalhadores, o impedia de focar nos resultados. Nós todavia que sabemos disso, podemos mudar nosso papel no palco da vida ===> Seja o ator principal. Certamente esse é um assunto de Coaching.

Para encerrar o maravilho discurso de Nelson Mandela sobre o medo:

Nosso medo mais profundo não é o de sermos inadequados.
Nosso medo mais profundo é de sermos poderosos além da medida.
É nossa luz, não nossa escuridão, que mais assusta.
Nós nos perguntamos: quem sou eu para ser brilhante, atraente, talentoso, fabuloso?
Na verdade, quem é você para não ser?
Você, pretendendo ser pequeno não serve ao mundo.
Não tem nada de iluminado no ato de se encolher para que os outros se sintam inseguros ao seu redor.
Nascemos para manifestar a glória do Espírito que está dentro de nós.
E a medida que deixamos nossa luz brilhar, damos permissão para os outros fazerem o mesmo.
A medida que libertamos nosso medo, nossa presença libera outros.

   

 

 

 

 

Master Practitioner em PNL

Click aqui para falar comigo ==> elzaconte@coachviaconte.com.br

Elza Conte - Uma Coach que acredita em constante reconstrução.