Pergunte-me como o Coaching, pode fazer você, atingir seus objetivos:
Seu copo está meio cheio ou meio vazio?

Palavras Chave: Abundância, Coach, Coachee, Coaching, Escassez, Felicidade, Filtros Mentais, Medos, Metaprogramas, Pensamentos Negativos, Percepções, Persuasão,Prosperidade, Realidade Mental, Sucesso

Outro dia um Coachee (Cliente), ao entrar em na minha área de atendimento, elogiou um quadro que tenho na parede. No seu comentário disse-me ele:

- Muito bonito esse quadro, você comprou na exposição X?

A exposição em questão teria sido na semana anterior. O quadro em questão, está na mesma parede, faz mais de 5 anos. Fato comprovado pelas marcas de diferença na pintura da parede. Está bem na hora de renová-la....

Brincadeiras a parte, meu Coachee colocou em sua realidade mental o quadro, até então despercebido e eu a necessidade de renovar a pintura. Meu foco de atenção voltou-se para o foto. Quando isso acontece, você acaba encontrando fatos e pessoas em comum no caso. Meu vizinho está também renovando a pintura e já até pedi um orçamento para o profissional, que o está atendendo.

Nossos focos de atenção são sempre acionados por nossas percepções. Veja que interessante essa colocação, no artigo: Você quer se tornar suas percepções? De L. Michael Hall Ph.D. Veja artigo completo clicando aqui

" Na verdade, esse fato neurocognitivo reflete um fator crítico de como o nosso cérebro funciona. Hoje em dia, as ciências cognitivas demonstraram repetidas vezes que nós não enxergamos com o olho, nós enxergamos com o cérebro e a mente, e o que nós vemos e percebemos na vida, nas outras pessoas, na nossa carreira, nos nossos relacionamentos, na criação da riqueza, etc., é muito mais sobre nós do que sobre o que está "lá fora".
- O seu copo está meio cheio ou meio vazio?
Tudo isso revela até que ponto que nós andamos pela vida como se tivéssemos filtros perceptivos colorindo o que enxergamos e como enxergamos. E de fato, isso é precisamente assim. Normalmente nós chamamos esses filtros perceptivos de "crenças, valores, entendimentos, intenções e perspectivas." O que controla esses filtros perceptivos e o que podemos fazer com eles? Ah, aí é onde começa a aventura, o poder e a diversão dos metaprogramas!
"

Metaprogramas - São filmes mentais de como procedemos e pensamos, frente a determinadas situações e interesses.

Quantas vezes, você e eu nos deparamos com pensamentos negativos, medos de todas as formas (de acertar e errar), sentimentos de culpa, foco exagerado no sofrimento, pressa ilógica em resolver alguma situação, entre outros?

Nesse momento ao olhar no copo com metade de igual você dirá: Copo meio vazio? É estado de negação, escassez. A falta, o vazio, o ter certeza que o sofrimento traz sabedoria, dificuldades várias, entre elas focar em que tudo pode dar errado, faz parte de nossa cultura e educação. Na sociedade que vivemos, o negativo tem muito valor. Basta observar alguns exemplos marcantes:
- Compre - última oportunidade;
- Ou Hoje ou nunca mais;
- Eu nasci para sofrer...

Conhecendo essa atenção ao negativo, frases de impacto e/ou de persuasão tem esse conteúdo e fazem parte do nosso dia a dia. Imagine um comercial de venda com esse conteúdo:

- Não tenha pressa para comprar esse produto. Haja sempre com equilíbrio...

Copo meio cheio? É estado de aceitação, da busca do positivo e da abundância. O copo meio cheio mostra que os filtros mentais de quem assim o vê, estão voltados para desafios no lugar de problemas. Quanto ao estado Abundância, acompanhe as palavras geniais de Luiz Gaspareto:

"Somos a própria natureza em forma de gente, somos, portanto, filhos da abundância natural e não da escassez"... Acredito que todos nós, cedo ou tarde, nós apossaremos da abundância que nos pertence por direito natural. Isso ocorrerá, quando compreendermos que é preciso ter atitudes adequadas, para que o fenômeno do sucesso possa estar em nossas vidas em todo seu potencial."

Abundância e Escassez são percepções formadas, e a partir delas criamos nossa realidade.

Se um Coachee prefere focar no negativo, na escassez, mesmo sabendo que seus filtros mentais tenderão a levá-lo à solidão, ao vazio, porém isso sendo ingrediente para que sua vida transcorra normalmente, faz-se interessante trabalhar questões voltadas para a proteção e não para a criação. O fato importante a ser considerado em quem tem foco na escassez, é a percepção de desistência de tudo porque não vai dar certo e/ou a percepção de urgência: Conseguir rápido antes que falte.

Se um Coachee prefere focar no positivo, na abundância, faz-se interessante trabalhar com a criação. O fato importante considerado em quem tem o foco na abundancia, é a percepção de insistência exagerada em conseguir, desconsiderando a necessidade de reavaliação. Conseguir a qualquer custo.

Os dois elementos são importantes na harmonia. Em um time de futebol, precisamos de defesa e ataque. Sobre este fantástico Jogo da vida, onde o "ganha e perde" estão presentes, não deixe de ler: Metáfora do Golfinho, da Carpa e do Tubarão

Enquanto esses estados de escassez e/ou abundância forem apenas circunstanciais, em função de algum fato ou imagem terem chamado sua atenção, é uma oportunidade de analisar como está seu foco de atenção. Todavia, se as características de cada estado, estiverem fora de seu controle, vale a pena analisar e alinhar seus valores. Vale sempre destacar que, como orienta a PNL, nada está certo ou errado. Tudo está em estado de útil e menos útil, e naturalmente passível de reavaliação.

Sobre Abundância veja também em anexo um fantástico artigo: Princípio da Fartura ou Abundância Por Wayne Dyer

Por que meu Coachee observou o quadro na parede?

Devidamente autorizada pelo mesmo, seu foco de atenção estava no descontentamento por ter sido mudado de função no escritório. Até então ele trabalhava em uma sala, devidamente decorada por sua secretária. Agora ele divide um espaço aberto com outras 20 pessoas. Meu quadro foi um "gatilho" para lembrá-lo de tal descontentamento.

..... e o tal descontentamento foi um gatilho para que eu contrate urgente um pintor. Você conhece algum que possa me indicar? Será que meu copo estará transbordando?

Veja a continuação deste artigo em: Copo transbordando - O Desperdício

 

VOLTAR

   

 

 

 

 

 

Click aqui para falar comigo ==> elzaconte@coachviaconte.com.br

Elza Conte - Uma Coach que acredita em constante reconstrução.