Pergunte-me como o Coaching, pode fazer você, atingir seus objetivos:

Um atendimento completo de Coaching

 Palavras chave: Atendimento,Coach, Coachee, Coaching, Estado atual, Estado desejado, Método SMART, Objetivos

Este é um trabalho de Coaching na prática.
Mostrar definições não tem encanto nenhum, não é?
Através de um exemplo vivenciado vou demonstrar-lhe o que o Coach (profissional de Coaching), pode melhorar a performance de seu Coachee (cliente).

O exemplo logo a seguir é de uma sessão de Coach de Vida. Há inúmeras outras modalidades desta fantástica atividade, que gostaria imensamente de seu acompanhamento nas leituras que vou apresentar futuramente a vocês.

Eu sou Coach?
Sim, gostei tanto da prática da atividade, que fui fazer um curso oficial de Coaching. Eu já conhecia a teoria há muito tempo, trabalhei em uma reconhecida instituição de ensino, onde pelos idos de 2001/2002, chegou o conceito de Coaching, traduzido na época pelo trabalho de um técnico de futebol (muitos Coaches na época tinham esta atividade). Você tinha um time para administrar, muito mais que uma equipe. Este conceito de treinador evoluiu muito, hoje o Coach é um profissional treinado para ouvir e comprometido em fazer objetivos, metas e sonhos tornarem-se realidade, contado com a vontade exclusiva do Coachee, que tem todas as suas melhores respostas dentro de si.

Se eu quero que você seja meu Coachee, para mostrar-lhe o quanto de respostas existe em você?
Este é meu Estado Desejado neste trabalho.

Estado Desejado como assim?
O Coach tem como atividade fundamental, sintetizar com o Coachee o seu objetivo, estado atual (EA) e alinhar um "plano de caminhar" para a chegada ao Estado Desejado (ED). O Coach é especialista em fazer o Coachee ter estes dois pontos muito claros, ter certeza das suas possibilidades e comprometimento.

O Trabalho que transcrevi foi de uma atividade onde eu fui a Coachee, e o Professor Mizuji Kajii foi o Coach.

Você me conta depois se gostou?

As falas do Prof. Mizuji Kajii, estarão representadas por MK. As falas do Coachee, no caso eu *EC* e minhas explicações complementares como COMP .

MK - *EC* gostaria de saber de você qual o seu objetivo a ser trabalhado?
*EC* - A semana passada participei de uma reunião com uma pessoa muito autoritária, que independente da minha vontade, exerce muito poder sobre mim. Embora eu tenha tentado o tempo todo entender, que não posso mudar esta pessoa, senti-me mal nesta reunião, porque tenho dificuldade com autoridade. Eu quero conviver com as pessoas sem tentar mudá-las apesar de sua forma de pensar diferente da minha. Eu quero entender as pessoas do jeito que elas são.
COMP - Observem que neste momento o Coachee descreveu uma situação, envolveu outra pessoa, falou de seus sentimentos. Está muito longo para ser um objetivo

MK - O que precisamos neste momento é de forma clara e compreensível saber Qual é o estado desejado? Hoje no estado atual você tem dificuldades com pessoas com autoridade. Você quer mudar este estado. Quando você conseguir fazê-lo, como você descreve este novo estado?
COMP - Observem que o Coach faz muitas perguntas. Ele é treinado para isto. O Coach tem as perguntas e o Coachee as respostas.
*EC* - O novo estado é conseguir conviver bem com esta pessoa, que é útil para minha vida, sem que eu sinta necessidade de mudá-la. Apesar de sua autoridade eu reconheço meus valores, nada o que ela faça para tentar convencer-me, vai mudar meu estado de espírito.

MK - O que levará você a identificar esta mudança de estado. Quais as evidências de sucesso da mudança?
*EC* - Eu vou saber que o estado mudou, quando estiver convivendo normalmente com esta pessoa, sem cobranças internas em relação a mudar a forma de comportamento do outro. Eu tenho a minha verdade e outro tem a sua.

MK - Quando isto acontecer o que pode ser verificado externamente, ou seja, se houvesse uma câmera fotografando você, alcançando este estado, o que teria sido registrado. Observe que a câmera não faz julgamentos, faz apenas registros.
COMP -O Coach começa a utilizar neste processo o Método SMART. Ao pedir uma fotografia da situação, o Coach está S(mart) especificando a situação. Esta fase é muito importante no processo. É preciso ter o problema muito bem definido. Muitas vezes em atendimentos, apenas ao especificarmos a situação o Coachee, sente a situação resolvida.
*EC* - Seria registrada uma fisionomia calma. Eu quero demonstrar uma atitude passiva, semelhante ao meu pensamento.

MK - Em quanto tempo a partir de agora você quer alcançar este estado?
COMP - O Coach utiliza neste momento dentro do método smArT, o A de Alcançável. Ao colocar tempo para resolver um problema e alcançar um objetivo, o Coachee passa a acreditar na possibilidade de resolução. Ao acreditar no possível existe o domínio do TEMPO
*EC* - Eu quero que este estado aconteça no máximo em três meses.

MK - Ok, Neste período de três meses como você vai perceber o seu progresso? Como você vai perceber que está indo naquela direção e que no fim dos três meses vocês terá o estado desejado?
COMP - O Coach utiliza neste momento dentro do método smaRt, o R de Realizável.É fundamental que o Coachee sinta que este objetivo, é realmente passível de realização
*EC* - Como policiamento de pensamentos. A impulsividade é um desastre na minha vida. Fui aconselhado várias vezes a observar esta situação. Parar e Pensar. Parar e Pensar é a saída.

MK - Para você chegar neste estado daqui a três meses, provavelmente durante a trajetória você vai perceber diferenças. Talvez um mês ou quinze dias, o que vai mostrar a vocês o progresso? Como da para medir este progresso?
*EC* - A medida deste progresso é não haver cobranças internas. Quando menos cobrança houver entre eu e a outra pessoa, será um sintoma de melhoria.

MK - Quando você chegar na metade do caminho, como você vai identificar que esta realmente atingindo a seu estado desejado? Você conseguirá avaliar a diferença entre hoje e a metade do caminho?
*EC* - Eu já comecei a mudar na medida em que na semana passada apenas ouvi a pessoa.

MK - ok vamos mudar um pouco. Veja o ponto B que significa o ponto de chegada do estado desejado daqui a três meses, eu gostaria que você se colocasse mentalmente naquele ponto, já tendo alcançado o seu objetivo. Perceba como é ter chegado ao resultado desejado. Sinta um pouco todas as sensações envolvidas. Sinta o prazer de ter conseguido. (tempo de respiração).

Agora volte em direção ao presente e identifique o evento imediatamente anterior ao resultado desejado. O que você consegue identificar como um evento muito próximo ao resultado desejado? Ou que acontecimento importante acelerou este processo (de ter chegado ao resultado final). Você vai encontrar vários eventos importantes, vamos identificar todos.
Aquele mais próximo do resultado final. O que aconteceu?

*EC* - Eu visualizo um diálogo com a pessoa autoritária, estamos rindo da discordância que tínhamos anteriormente. Chegamos ao senso comum. Nem sempre eu com razão, nem sempre o intercolutor com razão. Podemos dialogar sobre o melhor resultado a ser encontrado.

MK - Se você pudesse voltar um pouco mais no tempo, que outro evento importante você identifica no caminho?
*EC* - Eu visualizo estar tomando um café com esta pessoa, e conversando sobre outros assuntos, diferente do que me causou tanto mal estar. Percebo que não concordo com algumas posições desta pessoa, mas nada impede que possamos conversar sobre outros assuntos.

MK - Se você pudesse voltar mais um pouco para o presente, que evento importante você percebe?
*EC* - Eu visualizo estar indo ao encontro desta pessoa, sentindo-me muito bem, esperando ter uma reunião normal e bastante proveitosa. Os defeitos da pessoa não existem e vamos conversar normalmente, respeitando-nos mutuamente.

MK - Existe algum outro evento mais próximo ainda do presente?
*EC* - Sim eu visualizo, que não vou pensar no problema, que tanto me atormenta.

MK - Agora eu quero que você volte para o estado atual e visualize você mesmo
alcançando o estado desejado. Gostaria que você fizesse uma viagem por todos os eventos citados e retorne ao estado atual novamente. Você vai e volta. Veja se você quer fazer algum ajuste neste caminho.
*EC* - Não. Eu percebo que há verdade e clareza neste caminho.

MK - Agora eu quero que você volte ao estado atual . O que você vai fazer de efetivo para facilitar este processo?
*EC* - Eu vou me dedicar para que o estado desejado seja realmente um ponto de chegada em todo este processo.

MK - O que você vai trazer de resultado diferente na próxima semana?
*EC* - Eu vou vencer o primeiro obstáculo. Quero ter a satisfação de encontrar com esta pessoa e com ela compartilhar uma decisão importante.
COMP - Neste momento o Coachee determinou a Relevância do objetivo, R do método SmaRT
MK - Como eu posso saber que isto está realmente acontecendo? Podemos medir esta situação?

*EC* - Hoje o meu mal estar é 9 e meu objetivo é chegar no 7.
COMP - este atendimento foi feito via Internet. O Coach que é especializado em sentir as reações do Coachee, como não esta observando o mesmo, utiliza este recurso para mensurar a esperada evolução do Coachee neste episódio. Esta mensuração é o primeiro elemento a ser trabalhado na reunião seguinte. Dentro do Método SMART, este elemento representa o M = Mensurável.
MK - Combinado

Veja que neste pequeno exemplo o Coach alinhou as expectativas do Coachee, sem usar autoridade ou julgamento. Este é o maravilhoso mundo do Coaching. Importante observar que esta descrição, não é uma receita. O Método SMART aplicado, tem várias formas de ser conduzido.

É fundamental que o Coachee saiba que todo este processo, depende exclusivamente dele, o Coach organiza as informações, acompanha, sugere técnicas


   

 

 

 

 

 

Click aqui para falar comigo ==> elzaconte@coachviaconte.com.br

Elza Conte - Uma Coach que acredita em constante reconstrução.