Pergunte-me como o Coaching, pode fazer você, atingir seus objetivos:

Manifestações Populares. Você está fazendo a sua parte?

Palavras chave: Coach (profissional de Coaching), Coaching, Coachee(Cliente), Cidadania, Constituição, Decisões, Educação,Mudanças,Espiral Descendente," Proatividade, Soluções, Sucesso, Violência.

Já se disse que as grandes ideias vêm ao mundo mansamente como pombas.Talvez, então, se ouvirmos com atenção, escutaremos, em meio ao
estrépito de impérios e nações, no discreto bater de asas, o suave acordar da vida e da esperança. Alguns dirão que tal esperança jaz numa nação; outros num homem. Eu creio ao contrário, que ela é despertada, revivificada, alimentada por milhões de indivíduos solitários, cujos atos e trabalhos, diariamente negam as fronteiras e as implicações mais cruas da história. Como resultado,brilha por um breve momento a verdade, sempre ameaçada, de que cada e todo homem, sobre a base de seus próprios sofrimentos e alegrias, constrói para todos. "

Camus, Albert(1913-1960)

Como o Coaching pode ajudar entender o momento de tantas revoltas e manifestações populares, com marcas de destruição do patrimônio público e gerando o caos absoluto, contrariando o principio básico da nossa Constituição, que é o direito de ir e vir.

É constrangedor e diria muito triste, ver pessoas impossibilitadas de chegar aos seus destinos, muitas vezes sem a menor condição de pagar outro tipo de transporte.

Respeitado o direito das pessoas se manifestarem, o que falta visivelmente em nossa sociedade, são os valores de cidadania, onde outra lei simples e altamente democrática é aquela que afirma: Sua Liberdade termina, onde a minha começa . A falta destes valores gera destruição e agressividade, denotando uma preocupante Histeria Coletiva.

O estado de Histeria Coletiva leva as pessoas a agirem por impulso externo. Agem sem pensar. Quem comanda o processo é o grupo e não a vontade própria, o bom senso.

Como resolver tais questões?

A violência que temos assistido nas manifestações pelos chamados direitos, não é a única que sabemos existir. Ela faz-se presente em grande parte de nossas vidas: Nos noticiários, no trânsito, nas escolas. Definida como a luta pela sobrevivência, mal entendida e compreendida, no lugar de preparar os indivíduos para serem seletivos e agirem com inteligência na conquista salutar dos seus espaços, joga-os como seres irracionais para a destruição, gerando o maléfico conceito de: O que não é meu, não será de ninguém.

As soluções ultrapassam os limites políticos, que volitam dentro de mandatos. O que não se resolver dentro dos prazos de um mandato, não é resolvido.

As mudanças devem girar em torno da educação. Sem o intuito de condenar pessoas ao "impossível consertar tal comportamento ou situação ", sabemos que as mudanças pessoais apenas são efetivadas, quando o elemento está disposto a fazê-lo. Há necessidade de muito investimento neste sentido, que certamente não aparecem como conquistas políticas, gerando novos mandatos.

Educar gerações futuras para formar cidadãos, vai além da reforma curricular. Eu diria que começa na fase intrauterina. Uma gestação com atenção e carinho ao feto, é um grande início. Tenho observado em minha vida de Coach, inúmeras situações de Coachees com problemas devido esta falta de foco dos pais frente aos seus futuros filhos.

Educar para formar cidadãos e educar para formar seres Proativos, conectados com soluções para o mundo que vivem, com consciência e flexibilidade de visão sobre acontecimentos e consequências. Ganhos e perdas. Recomeços e reconstruções.

Vamos além quando estamos contra as soluções em nossas vidas. É o que chamamos de Espiral Descendente, onde a autoestima, o descrédito, a desesperança, apenas contribuem para que qualquer problema seja intensificado, inspira a procura de culpas e culpados, vitimização, impotência. Quem esta vivendo esse padrão está do lado do problema, da revolta, da vingança, da histeria coletiva e não da solução.

Educar para proatividade é criar seres desconectados do sucesso? Muito pelo contrário, é criar seres que além do necessário protesto, constroem um mundo bom para si e para os outros. Sabem e Gostam do que fazem. Sabem onde estão e onde querem chegar. Elementos fundamentaisl para criar cidadãos e bons políticos, que pensem além de 4 ou 5 anos de mandato.

As soluções estão com os seres de Bom Senso, que participam, discutem, e saem dos problemas para encontra-las.

Você está fazendo a sua parte?

Qualquer dúvida ou opinião contrária sobre o assunto, terei o maior prazer de conversar com você.

   

 

 

 

 

 

Master Practitioner em PNL

Click aqui para falar comigo ==> atendimento@coachviaconte.com.br

Elza Conte - Uma Coach que acredita em constante reconstrução.