Pergunte-me como o Coaching, pode fazer você, atingir seus objetivos:

Efeito inseticida. Você usa?

Palavras chave: Capacidade, Coach, Coaching, Coachee, Crescimento, Efeito inseticida, Força Interior, Merecimento, Possibilidade, Pragas, Recuperação

 

É assim que agimos quando uma "praga" invade nossas vidas?
Temos a devida paciência de encontrar meios de nos fortalecer para vencer um novo desafio?
Ou simplesmente destruímos a praga e fortalecemos o nosso poder "inseticida"?

Nesta primeira semana de Novembro/2015, assisti com muita alegria uma reportagem sobre a recuperação do Cacau na Bahia. Há notícias desde o século XVIII sobre cultura do produto. Os índios o consideravam como sagrado. Foi e continua sendo muito importante, no desenvolvimento agrícola do país . Na reportagem em questão:

Brasil volta a exportar amêndoas de cacau depois de 20 anos
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2015/11/brasil-volta-exportar-amendoas-de-cacau-depois-de-20-anos.html

É descrita a saga de 20 anos contra a praga "Vassoura de bruxa", que quase exterminou as plantações de cacau. "A região ficou arrasada. Milhares de fazendas faliram, mais de 200 mil trabalhadores foram dispensados. A recuperação foi lenta e precisou de muitas pesquisas com cruzamentos genéticos."

Observem na reportagem que todo o trabalho foi focado em fortalecer as plantações para resistir à praga, e não exterminá-las....No vídeo é apresentado um fruto do Cacau sadio e outro ao seu lado, contaminado pela praga. O fruto sadio não passa pelo perigo de ser contaminado. A planta está fortalecida e capaz de resistir à praga. A boa notícia, além da certeza do nosso chocolate, é que os trabalhadores estão sendo recontratados.

O que lhe sugere este processo? Fortalecer para resistir.
É assim que agimos quando uma "praga" invade nossas vidas?
Temos a devida paciência de encontrar meios de nos fortalecer para vencer um novo desafio?
Ou simplesmente destruímos a praga e fortalecemos o efeito"inseticida"?

Efeito inseticida? Que história é essa?

Efeito inseticida, é o que faz o produto. Destruir tudo o que nos incomoda... Evidentemente não deixe de usar o produto sempre que um mosquito, mosca, muriçocas, etc lhe incomodar... Mas o dia seguinte cuide da origem deles....é mais prudente e econômico.

Lamber as feridas

Tenho verdadeiro fascínio por histórias de recuperação, reconstrução, tanto que meu slogan é: "Uma coach em constante reconstrução". Penso que, devemos constantemente estar atentos ao que pode ser melhorado, reavaliado, fortalecido, como a história dos Pés de Cacau...Voltam fortes e capazes de enfrentar a praga, que quase acabou com o nosso chocolate.

Assim é a nossa vida . Há momentos que precisamos nos recolher, como fazem os velhos e sábios lobos. Quando as feridas aparecem, eles se recolhem, para curá-las com sua saliva. Daí a frase: É necessário Lamber as Feridas....símbolo de reconhecimento do momento frágil e da força interior que existe em nós de nos levar à recuperação. Ao sarar as feridas, os velhos lobos voltam com a mesma energia e força anterior, revigorados.

Passos para "lamber as feridas" com sabedoria.

1- Tal como os lobos, diante de uma ferida ou de um ataque de pragas, o recolhimento para análise da situação é um velho e bom conselheiro;

2- Observar com cuidado em que uma ferida ou um ataque de pragas, realmente o(a) afeta. Por que uma fragilidade o irrita? O que deve ser conhecido em você, para ser alinhado e fortalecido. Muitas vezes o que o irrita nos outros, é espelho do que não consegue ser ressignificado em você. Porisso a irritação. Muitas vezes ao utilizar o efeito inseticida, você elimina o efeito e não a causa.

Se você cozinhar um ovo e uma batata no mesmo recipiente, o primeiro ficará rígido, e o segundo macio. Portanto não é a fervura da água, que estabelece o resultado e sim as condições de cada elemento. Conhecer o que compõe cada elemento é fundamental para uma receita dar certo. O que em você está fragilizado, a ponto de não compreender a situação e só utilizar o efeito inseticida nos outros?

3- Sanados os impedimentos que nos levam ao efeito inseticida, encontrar os meios adequados para o fortalecimento pessoal. O exemplo dos pés de cacau, é fantástico. Quem trabalhou com os cruzamentos genéticos, estava do lado da solução e não do problema.

4- Identificar as Possibilidades. Todos os itens anteriores são possíveis no entendimento lógico, para sanar as feridas? Importante neste item é analisar os possíveis sem envolvimentos emocionais. Há situações em que a ferida vence a possibilidade. Desta forma encontrar outras soluções é o caminho adequado. Que soluções são essas? Inicialmente uma convivência pacífica com o impossível. Aguardar o tempo certo de agir e colher bons resultados. Os Pés de Cacau demoraram 20 anos para se fortalecer e conviverem pacificamente com um Pé ao seu lado afetado pela praga.

5- Identificar Capacidades. Novamente sem envolvimentos emocionais, identificar se você é capaz de superar as feridas apresentadas, já caracterizadas como possíveis de serem superadas.

- Quais os recursos lógicos você precisa para alcançar tal objetivo?
- Como você quer se sentir quando atingir o seu objetivo?
- Quem estará junto com você nesta chegada?
- Quais são as evidências de sucesso?
- Como estará seu estado de espírito?
- Quais serão os benefícios de atingir este ponto de chegada?

6- Identificar Merecimento - Você considera ser merecedor de curar suas feridas e/ou se fortalecer contra as pragas do dia a dia? Mudar da muito trabalho, requer foco, determinação e disciplina.

Agora sim, com todos os seus envolvimentos emocionais. Ser merecedor(a) de conseguir lamber as feridas, e estar em constante estado de aprendizado, é uma das mais sérias e importantes decisões de sua vida. Muito além de utilizar frases motivadoras, positivas, etc, sentir-se merecedor é entender sua importância frente a você mesmo, é entender a sua importância frente aos seus semelhantes e enfim admitir a possibilidade de fortalecer-se frente a qualquer "praga" que a vida lhe apresentar.

Recolher-se e entender as feridas, lamber para sarar, é um caminho a ser trilhado. Um coach pode ajudá-lo muito neste momento.

Feridas podem transformar-se em cicatrizes de orgulho e aprendizado. A decisão é sempre sua de estar ou não ao seu favor.

Antes de contratar meus trabalhos de Coaching, faço uma reunião gratuita para explicar-lhe como o método funciona. Veja mais detalhes.Clique aqui


   

 

 

 

 

Master Practitioner em PNL

Click aqui para falar comigo ==> atendimento@coachviaconte.com.br

Elza Conte - Uma Coach que acredita em constante reconstrução.